Lenda
- stefanyornelas
- 1 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
A lenda é um texto literário, de origem oral, inspirada em fatos relatados por determinado povo. Esses fatos podem ou não ser verdadeiros e, geralmente, são transformados pela imaginação popular. Muitas vezes a lenda se refere a fatos reais, em torno dos quais a fantasia das pessoas inventa uma série de acontecimentos. Outra característica das lendas é a explicação para fatos ou fenômenos da natureza. Isso é muito comum nas lendas indígenas. Temos a lenda do guaraná, dos diamantes, da mandioca, do milho etc. Todas elas se baseiam em fatos mágicos para explicar o surgimento de elementos da natureza.

Exemplo:
Boto: rapaz bonito, charmoso e envolvente que encanta as moças nos bailes, leva-as para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada, mergulha nas águas e transforma-se em boto. Mito característico da Região Norte.
Boitatá: cobra de fogo protetora da natureza, que mata aqueles que queimam os campos sem necessidade. Foi o primeiro mito brasileiro de que se tem registro, num relato de padre José de Anchieta de 1560. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como fogo que corre.
Curupira: anão cabeludo e de pés virados para trás, protetor das matas. É considerado o responsável pelo desaparecimento de caçadores, índios e de todos aqueles que causam danos aos animais e à vegetação.
Comments