Entrevista
- stefanyornelas
- 28 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Tal gênero possui uma finalidade em si mesmo – a informação. Trata-se da interação entre os interlocutores, aqui representados na pessoa do entrevistador e do entrevistado, cujo objetivo é relatar suas experiências e conhecimentos acerca de um determinado assunto de acordo com os questionamentos previamente elaborados por aquele. Desta maneira, tanto o entrevistado quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta, procurando pronunciar as palavras de forma correta e mantendo uma boa aparência, para que possa causar uma boa impressão diante daqueles que irão assistir ou a uma entrevista ou lê-la. Mas não podemos nos esquecer de que tudo aquilo é planejado com antecedência, tem mais chances de obter um bom resultado. Dessa forma, é muito importante elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, procurando sempre facilitar o entendimento.

Exemplo :
Vovó Vanda é pedagoga e mora em Belo Horizonte. Nos últimos anos ela fez muitas viagens interessantes. A última delas foi no final do mês passado: ela conheceu a Turquia e a Grécia. É sobre essa viagem que nós conversamos.
Manu: Vovó, por que você resolveu passear nesses países?
Vovó Vanda: Eu sempre quis visitar a Grécia e a Turquia. Esses países são berço da civilização. Eles têm uma história de muitos séculos. A Turquia tem 97% do seu território na Ásia.
Manu: Qual foi o passeio mais interessante que você fez?
Vovó Vanda: Vou citar dois: o primeiro foi um passeio de uma hora de balão sobre uma região chamada Chaminé das Fadas que fica na Capadócia, que significa cavalos lindos, na Turquia. O segundo foi uma visita a casa que Maria mãe de Jesus passou os últimos anos da sua vida levada por São João Evangelista, em Éfeso- Turquia. Hoje é uma pequena igreja.
Manu: Os turcos e os gregos têm hábitos muito diferentes dos nossos? Quais?
Vovó Vanda: São muitos, apesar da Turquia estar assimilando o modo de vida ocidental. O que mais me impressionou foi o chamamento para a oração em todas as mesquitas, várias vezes ao dia vi pessoas ajoelhadas ao chão, fazendo suas preces a Alá, o deus da religião mulçumana. Cada bairro tem sua mesquita. Os gregos são católicos ortodoxos, chequei em Atenas na Semana Santa, que é uma semana depois da católica romana. Participei da Procissão do Enterro e no sábado de uma missa. A comunhão é dada numa colher onde o pão está molhado no vinho.
Manu: Qual será sua próxima viagem? Quando será e por que você quer conhecer esses lugares?
Vovó Vanda: Será no leste europeu. Vou conhecer a Polônia, Áustria, Hungria e República Checa. Vou destacar alguns pontos; Áustria: lá nasceu Mozart, sua cultura é musical, é muito rica. Os outros pela sua história ligada à União Soviética, suas lutas para libertar do comunismo
Comments